ARTIGOS
20 truques para não sair da linha nas férias - Entrevista Marie Claire
A chegada do outono e suas doenças sazonais
A IDADE VERDADEIRA
A VERDADE SOBRE A TERAPIA HORMONAL
Açaí: Coma sem medo
Accent Laser
Alergia Alimentar
Alimentação como prevenção de Câncer
Alimentação e Gestação
Alimentação para Diabetes
Anorexia: de quem é a culpa - Entrevista para Marie Claire
Avaliação de Stress por HRV
Bomba de insulina
Carboxiterapia
Chá Branco
Colágeno: uma proteína importante para a saúde e beleza
Consumo de álcool aumenta risco de câncer mama, diz estudo
de vitamina D na gravidez eleva risco de esquizofrenia na criança
Dieta & Motivação - A Magreza e a Felicidade
Dieta de baixa gordura reduz reincidência de câncer de mama
Ecomedicina
Envelhecimento ou Longevidade
Enxaqueca e alimentação
Exercícios mentais ajudam a potencializar a memória
Fertilidade e Meio Ambiente
Greenpeace denuncia presença de substâncias tóxicas em produtos infantis
Hormone Skin-Delivery System
Hormônios e Intenções
Individualidade Bioquímica
Insulina Inalada
LASER QUANTUM
Mantendo a forma sem radicalismo
Metais Tóxicos
Nutrigenômica: Alimentação baseada no perfil genético
Ômega 3 pode prevenir a retinopatia por reduzir a neovascularização
Os negócios da vida
Ovo e seu real impacto sobre o colesterol sanguíneo
Perspectiva sobre a doença de Alzheimer
Pesquisa indica que bactérias alteradas causam obesidade
Qualidade de Vida é Mente Tranquila
QUANTUM – LUZ PULSADA
Reprodução e Nutrologia
Saúde Intestinal e Atividade Física
STRESS
Tem algo por traz do seu cansaço constante
Tomate ajuda a proteger a pele
TPM- Como controlar esse mal
Uma nova arma na luta contra o câncer
Venenos ambientais e seus efeitos nas crianças
Vitaminas podem prevenir nascimentos de bebês com pouco peso.
Você sabe o que é uma alimentação saudável?
Você tem fome de quê? Entrevista para revista Pais e Filhos
      BUSCA   
Imprimir  |  A  A

ÔMEGA 3 PODE PREVENIR A RETINOPATIA POR REDUZIR A NEOVASCULARIZAÇÃO



Estudo publicado na revista científica Nature Medicine mostra que a maior
ingestão de ácidos graxos ômega 3 reduz a angiogênese patológica na retina,
contribuindo para a prevenção de doenças oculares, como a retinopatia da
prematuridade e a retinopatia diabética.

O aumento da ingestão de fontes de ômega 3 ou de seus produtos bioativos,
como peixes e certos vegetais, reduz o desenvolvimento incontrolado de novos
vasos sangüíneos na retina (neovascularização patológica - que caracteriza o
estágio mais avançado da retinopatia diabética e participa da patogênese da
retinopatia da prematuridade).

Os especialistas recomendam a ingestão de suplementos de ômega 3 para
prevenir a retinopatia. O efeito protetor deste tipo de ácido graxo é
mediado, em parte, pela supressão do fator de necrose tumoral alfa,
citoquina inflamatória encontrada na microglia associada com vasos
retinianos.

A retinopatia da prematuridade e a retinopatia diabética são as principais
causas de cegueira em crianças e pessoas de meia idade, respectivamente.

Dr. Mauro Tarandach
www.equilibrioesaude.com.br


Fonte: Nature Medicine

Centro de Medicina Integrada
Dra. Vânia Assaly

CRM 58002 Nutrologia e Medicina Funcional
 
R Gironda, 185 . São Paulo . SP . 01435-040 . Tel [11] 3884 7612 . Fax [11] 3884 1621 . Mapa de localização