ARTIGOS
20 truques para não sair da linha nas férias - Entrevista Marie Claire
A chegada do outono e suas doenças sazonais
A IDADE VERDADEIRA
A VERDADE SOBRE A TERAPIA HORMONAL
Açaí: Coma sem medo
Accent Laser
Alergia Alimentar
Alimentação como prevenção de Câncer
Alimentação e Gestação
Alimentação para Diabetes
Anorexia: de quem é a culpa - Entrevista para Marie Claire
Avaliação de Stress por HRV
Bomba de insulina
Carboxiterapia
Chá Branco
Colágeno: uma proteína importante para a saúde e beleza
Consumo de álcool aumenta risco de câncer mama, diz estudo
de vitamina D na gravidez eleva risco de esquizofrenia na criança
Dieta & Motivação - A Magreza e a Felicidade
Dieta de baixa gordura reduz reincidência de câncer de mama
Ecomedicina
Envelhecimento ou Longevidade
Enxaqueca e alimentação
Exercícios mentais ajudam a potencializar a memória
Fertilidade e Meio Ambiente
Greenpeace denuncia presença de substâncias tóxicas em produtos infantis
Hormone Skin-Delivery System
Hormônios e Intenções
Individualidade Bioquímica
Insulina Inalada
LASER QUANTUM
Mantendo a forma sem radicalismo
Metais Tóxicos
Nutrigenômica: Alimentação baseada no perfil genético
Ômega 3 pode prevenir a retinopatia por reduzir a neovascularização
Os negócios da vida
Ovo e seu real impacto sobre o colesterol sanguíneo
Perspectiva sobre a doença de Alzheimer
Pesquisa indica que bactérias alteradas causam obesidade
Qualidade de Vida é Mente Tranquila
QUANTUM – LUZ PULSADA
Reprodução e Nutrologia
Saúde Intestinal e Atividade Física
STRESS
Tem algo por traz do seu cansaço constante
Tomate ajuda a proteger a pele
TPM- Como controlar esse mal
Uma nova arma na luta contra o câncer
Venenos ambientais e seus efeitos nas crianças
Vitaminas podem prevenir nascimentos de bebês com pouco peso.
Você sabe o que é uma alimentação saudável?
Você tem fome de quê? Entrevista para revista Pais e Filhos
      BUSCA   
Imprimir  |  A  A

DIETA DE BAIXA GORDURA REDUZ REINCIDÊNCIA DE CÂNCER DE MAMA

Pacientes de câncer de mama que seguem dietas de baixa gordura podem reduzir a chance de volta de seus tumores, informaram cientistas após estudo divulgado em maio/2008.

Foi a primeira vez, disseram os pesquisadores, que um estudo grande e rigoroso mostrou que uma dieta pode ter um impacto em um câncer.
As mulheres no estudo que foram instruídas a seguirem uma dieta de baixa gordura apresentaram uma redução de mais de 20% na taxa de recorrência ao longo de cinco anos, os pesquisadores encontraram. Das 975 mulheres que se submeteram a uma dieta de baixa gordura, 96, ou 9,8%, apresentaram recorrência. Mas 181 das 1.462 mulheres, ou 12,4%, que mantiveram suas dietas normais apresentaram retorno de seu câncer.
O principal investigador do estudo, o dr. Rowan T. Chlebowski, explicou que as mulheres avaçiadas já contavam com o tratamento médico padrão --tumorectomia ou mastectomia, seguida por radiação e então terapia hormonal ou quimioterapia quando apropriado.
Apesar de os tratamentos variarem, os dois grupos eram equivalentes porque as mulheres foram distribuídas aleatoriamente para seguir a dieta de baixa gordura. O benefício adicional da dieta, disse Chlebowski, foi equivalente a acrescentar um novo medicamento ao regime.
"Este é o primeiro teste clínico aleatório a mostrar que uma dieta pode ter um impacto sobre o resultado de um câncer de mama, ou qualquer resultado de câncer", disse Chlebowski.
"Esta é uma notícia potencialmente muito boa", disse o dr. David Hunter, um professor de prevenção de câncer da Escola de Saúde Pública de Harvard. "Qualquer coisa que possa ser feita para reduzir a recorrência de câncer de mama será enormemente valiosa."
Não está claro, porém, o que fez a diferença. Pode ser a pequena quantidade de gordura ingerida pelas mulheres ou pode ser a perda de peso. Outros estudos revelaram que o câncer de mama tem menos probabilidade de recorrer em mulheres que perderam peso após o tratamento inicial. Ou o efeito pode ser devido a outra mudança na dieta que ocorreu quando as mulheres procuraram alimentos para substituir a gordura.
Vale lembrar que a gordura prejudicial em questão é a gordura saturada, proveniente dos produtos animais (manteiga, leite, carnes) e as gorduras trans proveniente dos alimentos industrializados com gosrdura vegetal hidrogenada (algumas margarinas, biscoitos, bolos, sorvetes).
A gordura mono e poliinsaturada proveniente de peixes de água fria, azeite de oliva, abacate e castanhas em geral, já provou ser benéfica não só na prevenção do câncer de mama, bem como na prevenção de outros tipos de câncer e doenças cardiovasculares, devendo ser consumida conforme necessidade individual.

Fonte estudo: Portal UOL, Mídia Global

Fernanda Scheer
Nutricionista
CRN 24045



Centro de Medicina Integrada
Dra. Vânia Assaly

CRM 58002 Nutrologia e Medicina Funcional
 
R Gironda, 185 . São Paulo . SP . 01435-040 . Tel [11] 3884 7612 . Fax [11] 3884 1621 . Mapa de localização