ARTIGOS
20 truques para não sair da linha nas férias - Entrevista Marie Claire
A chegada do outono e suas doenças sazonais
A IDADE VERDADEIRA
A VERDADE SOBRE A TERAPIA HORMONAL
Açaí: Coma sem medo
Accent Laser
Alergia Alimentar
Alimentação como prevenção de Câncer
Alimentação e Gestação
Alimentação para Diabetes
Anorexia: de quem é a culpa - Entrevista para Marie Claire
Avaliação de Stress por HRV
Bomba de insulina
Carboxiterapia
Chá Branco
Colágeno: uma proteína importante para a saúde e beleza
Consumo de álcool aumenta risco de câncer mama, diz estudo
de vitamina D na gravidez eleva risco de esquizofrenia na criança
Dieta & Motivação - A Magreza e a Felicidade
Dieta de baixa gordura reduz reincidência de câncer de mama
Ecomedicina
Envelhecimento ou Longevidade
Enxaqueca e alimentação
Exercícios mentais ajudam a potencializar a memória
Fertilidade e Meio Ambiente
Greenpeace denuncia presença de substâncias tóxicas em produtos infantis
Hormone Skin-Delivery System
Hormônios e Intenções
Individualidade Bioquímica
Insulina Inalada
LASER QUANTUM
Mantendo a forma sem radicalismo
Metais Tóxicos
Nutrigenômica: Alimentação baseada no perfil genético
Ômega 3 pode prevenir a retinopatia por reduzir a neovascularização
Os negócios da vida
Ovo e seu real impacto sobre o colesterol sanguíneo
Perspectiva sobre a doença de Alzheimer
Pesquisa indica que bactérias alteradas causam obesidade
Qualidade de Vida é Mente Tranquila
QUANTUM – LUZ PULSADA
Reprodução e Nutrologia
Saúde Intestinal e Atividade Física
STRESS
Tem algo por traz do seu cansaço constante
Tomate ajuda a proteger a pele
TPM- Como controlar esse mal
Uma nova arma na luta contra o câncer
Venenos ambientais e seus efeitos nas crianças
Vitaminas podem prevenir nascimentos de bebês com pouco peso.
Você sabe o que é uma alimentação saudável?
Você tem fome de quê? Entrevista para revista Pais e Filhos
      BUSCA   
Imprimir  |  A  A

DE VITAMINA D NA GRAVIDEZ ELEVA RISCO DE ESQUIZOFRENIA NA CRIANÇA

Nos últimos sete anos, o biólogo Darryl Eyles, diretor do laboratório de neurobiologia do Centro de Estudos em Saúde Mental de Queensland (Austrália), coordenou uma pesquisa sobre o impacto da deficiência de vitamina D na gestação no desenvolvimento da esquizofrenia --distúrbio caracterizado por sintomas como alucinações, cujas causas ainda são pouco compreendidas pela ciência.

Mães e Filhos

Os resultados da pesquisa foram apresentados no seminário "Origens Desenvolvimentistas da Saúde e da Doença", realizado no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), nos dias 25 e 26 de setembro, em São Paulo. Na ocasião, Eyles deu a seguinte entrevista à Folha.

Folha - Por que a associação entre vitamina D e esquizofrenia?

Darryl Eyles - A hipótese surgiu com um dado dos estudos epidemiológicos. A maioria dos pacientes com esquizofrenia nasceu nos meses de primavera e inverno, quando diminuem os níveis de vitamina D no organismo da mãe.

Folha - Como foi feita a pesquisa?

Eyles - Foi um estudo em animais, para ver se os que nasceram de mães com deficiência de vitamina D tinham alterações na morfologia do cérebro relacionadas à esquizofrenia. Quando não houve privação da vitamina, ou quando ela ocorreu só no primeiro trimestre da gestação, não se observou sinais do distúrbio, mas a deficiência no final da gestação provocou alterações no cérebro. Os resultados foram iguais em testes comportamentais.

Folha - A pesquisa limitou-se aos animais?

Eyles - Partimos de dados populacionais, mas os testes foram feitos em animais. Há uma parte da pesquisa, ainda em andamento, com humanos. Na Dinamarca, estamos recolhendo amostras de sangue de recém-nascidos, e pretendemos acompanhar o aparecimento de distúrbios na vida adulta.

Folha - Se a hipótese for confirmada, o que pode ser feito?

Eyles - Para saber se uma intervenção com vitamina D durante a gestação pode prevenir eventos futuros, precisamos de grandes estudos, que ainda não foram feitos. Mas acho que pode ser uma saída. Há um trabalho no Canadá sustentando que a suplementação na gestação pode prevenir defeitos no feto.

Folha - Como seria feita essa suplementação?

Eyles - Em termos de desenvolvimento neurológico do feto, deveria ser feita a partir do segundo trimestre da gravidez.

Folha - É possível suplementar o bebê após o nascimento?

Eyles - Suplementar a mãe é o modelo. Mas creio que há uma "janela" entre o terceiro trimestre da gestação e o primeiro ano de vida que, arrisco dizer, pode ser usada para prevenir problemas neurológicos.

Folha - Em países tropicais, a exposição ao sol garante os níveis de vitamina D?

Eyles - Fizemos uma pesquisa epidemiológica na Austrália, incluindo regiões de clima tropical e de clima temperado. Observamos que em ambas ocorre deficiência de vitamina D no inverno. Há vários fatores que influem na exposição ao sol, como os hábitos urbanos e o uso de bloqueadores solares.

FONTES:
IARA BIDERMAN
Folha de S.Paulo


Centro de Medicina Integrada
Dra. Vânia Assaly

CRM 58002 Nutrologia e Medicina Funcional
 
R Gironda, 185 . São Paulo . SP . 01435-040 . Tel [11] 3884 7612 . Fax [11] 3884 1621 . Mapa de localização